Sindicato aconselha aos clientes que não atendam a convocação, sob o risco de se contaminarem em massa dentro das agências. Os bancários devem se proteger cumprindo os protocolos utilizando máscaras, álcool gel e distanciamento
O Santander começou a convocar 234 mil clientes para recadastrarem a biometria nas agências do banco. A revalidação da impressão digital será feita nas mesas dos gerentes. Segundo comunicado do banco, a convocação começou nesta quinta-feira 20, período que coincide com o recrudescimento da pandemia do novo coronavírus e com o surto de gripe H3N2.
“Irresponsabilidade e a falta de respeito com os brasileiros chegou ao máximo quando o Santander, um banco espanhol, convoca clientes para irem às agências em massa, na mesa do gerente, em meio a uma explosão de casos de Covid-19 e de Influenza H3N2. Sem noção por pura ganância”, indigna-se Fabiano Couto, dirigente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Santander.
O Brasil registrou somente nesta quinta-feira (20) 169.786 novos casos notificados de Covid-19 em 24 horas. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 110.429 – a maior marca registrada desde o início da pandemia, superando o patamar de 100 mil diagnósticos diários. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de quase 500%, indicando tendência de alta nos casos da doença.
Na Baixada Santista diversas agências estão sendo fechadas por conta de transmissão da Ômicron entre os bancários de todos os bancos e muitos do Santander. Muito mais de 100 bancários da região já contraíram Covid-19 desde o início de janeiro. Ainda não conseguimos os números exatos porque os bancos negligenciam a informação atrapalhando a prevenção correta.
“Portanto, pedimos que os clientes não atendam a convocação e não se dirijam às agências, sob o risco de saírem de lá contaminados. Já que é um local de muita concentração de pessoas e fechado. Os funcionários devem se proteger e cumprir os protocolos utilizando máscaras PFF2 e álcool gel nas mãos, manter distância de pelo menos 2 metros”, previne Fabiano.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região, com informações do SEEB de SP