Esconder do gestor confirmação ou suspeita de Covid-19, assim como o gestor esconder da equipe médica do banco que possui suspeita ou confirmação da doença na equipe, pode acarretar em demissão por justa causa
O bancário ou bancária em hipótese nenhuma deve esconder ou mentir sobre a sua condição de saúde. Omitir suspeita ou confirmação de contaminação por Covid-19, assim como o gestor esconder da equipe médica do banco que possui na equipe suspeita ou confirmação da doença, pode acarretar em demissão por justa causa.
Existem casos de pessoas, no Estado de São Paulo, de trabalhadores que testaram positivo para Covid-19 e não comunicaram aos colegas. Para piorar, o gestor estava ciente da condição de saúde dos bancários e não avisou a equipe médica do banco.
A situação da pandemia na Baixada Santista e em São Paulo é gravíssima. Passamos de 300 mil óbitos por Covid-19. Omitir ou mentir sobre a condição de saúde, assim como o gestor esconder suspeita ou confirmação de Covid-19 na equipe, além de ser uma irresponsabilidade com a própria saúde, com a dos colegas e a dos clientes, pode levar a sanções e até mesmo a demissão por justa causa, como já aconteceu.
O bancário que sofrer qualquer tipo de assédio para esconder seu estado de saúde para continuar trabalhando, ou por qualquer outro motivo, deve denunciar imediatamente ao Sindicato. O sigilo é absoluto.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região com SEEB de SP