fbpx
Início Notícias Presidência da Caixa sinaliza retomada de descapitalização do Banco
Notícias

Presidência da Caixa sinaliza retomada de descapitalização do Banco

19 de março de 2021

Pedro Guimarães afirmou que medidas que diminuem o caráter público da Caixa, através da entrada de capital privado, são condições para a devolução dos IHCD

A presidência da Caixa Econômica Federal manifestou a intenção de retomar o processo de descapitalização do Banco Público. Durante coletiva nesta quinta-feira (18) sobre os resultados da instituição no quatro trimestre de 2020, Pedro Guimarães afirmou que pretende devolver os chamados Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCD).

 

Os IHCD funcionam como um empréstimo realizado sem prazo de pagamento que reforça o capital de instituições financeiras.

 

O instrumento, operado pelo Tesouro Nacional, tem sido usado para aumentar a capacidade de empréstimos de Bancos Públicos fornecendo segurança financeira.

 

Além disso, Guimarães afirmou que medidas que diminuem o caráter público da Caixa, através da entrada de capital privado, são condições para a devolução dos IHCD.

 

“Tendo IPO [oferta inicial de ações] da Caixa Seguridade, a venda de ações ordinárias do Banco Pan que a Caixa detém, [A devolução de IHCD] é parte de nossa estratégia desde 2019. Não fizemos em 2020 por conta da pandemia”, disse.

 

A estratégia citada por Guimarães é criticada pelo movimento sindical que vê na medida uma forma de retração e diminuição da capacidade de ação do banco público.

Fonte: reconta aí
Escrito por: Rafael Tatemoto

Compartilhe
Publicado por: Gustavo Mesquita

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco