A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e os funcionários fecharam a agência do Banco do Brasil da rua Frei Gaspar,433 – Centro – em São Vicente/SP, por falta de condições de trabalho. A agência é o retrato do desmonte do banco pelo governo Bolsonaro. Equipamentos e infraestrutura sucateadas
Esta agência do Banco do Brasil (BB), na rua Frei Gaspar, teve seus condicionares de ar furtados há meses atrás. O Sindicato dos Bancários de Santos e Região exigiu que fossem colocados novo sistema de refrigeração, porque as condições de trabalho estavam precárias com o calor intenso.
A direção do BB estipulou como prazo até o fim do Carnaval para realizar o serviço, o que não foi cumprido. Como paliativo colocaram equipamentos de ventilação e climatizadores de ar portáteis.
“Nesta semana começou a exalar um cheiro muito forte de esgoto. A empresa que faz a limpeza e manutenção das máquinas deu como solução colocar uma pedra de cloro na tentativa de amenizar o odor. Aí ficou insuportável trabalhar com o forte cheiro de cloro, que arde as vistas, o sistema respiratório e os funcionários e clientes estavam passando mal”, diz Fabiano Couto, dirigente do Sindicato que esteve no local.
A unidade ficará fechada até segunda-feira se o BB colocar novos equipamentos solicitados pela diretoria do Sindicato. Em caso contrário, permanecerá trancada se os bancários decidirem. Uma equipe de diretores fiscalizará e vai garantir a decisão dos funcionários, segunda-feira (1/3), logo pela manhã se a reivindicação, para ter condições de trabalho, foi realizada desta vez.
“A unidade é mais uma sucateada pelo governo federal com objetivo de desmontar o banco para privatizá-lo. É um exemplo claro do que vem acontecendo há anos”, ressalta Eneida Koury, presidente do Sindicato e bancária do BB.
Crédito: Fabiano Couto
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região