Movimento sindical acionou o Ministério Público do Trabalho pedindo para que o órgão investigue possíveis procedimentos discriminatórios na reestruturação do banco. Denúncias de irregularidades são importantes para que Sindicato possa intervir
Empregados afetados pelo processo de reestruturação da Caixa devem ficar atentos aos procedimentos e denunciar ao Sindicato dos Bancários de Santos e Região irregularidades no processo.
A reestruturação foi iniciado no último dia 06/12, sem qualquer aviso prévio ou negociação com o movimento sindical e pegou os empregados de surpresa. A movimentação implicou na desocupação de diversos prédios e, muitas vezes, compulsória realocação de empregados.
O movimento sindical vê possível seletividade no processo de reestruturação, que atinge especialmente empregados com função incorporada ou aposentados pelo INSS. A suspeita é que o processo sirva para incentivar um maior número de desligamentos por meio do Plano de Desligamento Voluntário (PDV), que mira justamente esse público-alvo. Após a adesão ao PDV ficar abaixo das expectativas, atingindo 2,3 mil empregados, a Caixa estendeu o prazo de inscrição com o objetivo de desligar novos 5 mil empregados.
Por conta disso, o movimento sindical acionou o Ministério Público do Trabalho para que investigue discriminações na reestruturação do banco. As denúncias apontam o tempo exíguo para opção do novo local de trabalho, bem como questionam os critérios discriminatórios do “público-alvo” e a falta de transparência.
O documento cobra a suspensão do processo de transferências e o estabelecimento de uma mesa de negociação para debater os impactos da reestruturação e os impactos na vida funcional dos empregados, conforme prevê o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Todos devem denunciar ao Sindicato sobre qualquer problema apontando o local, para que possamos intervir. Estamos acompanhando o posssível desrespeito da Caixa. As denúncias são nacionais. Tudo será realizado com sigilo.
Como denunciar
As denúncias podem ser realizadas falando diretamente com um diretor ou na secretária do Sindicato pelo telefone (13) 3202.1670 ou pelo whatsapp (13) 99209.2964 ou pelo Fale Conosco do site: santosbancarios.com.br, ou ainda pelo e-mail: santosbancarios@uol.com.br
Crédito: fabiano Couto
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região com SEEB/ES