Em 12 meses, o Banco do Brasil fechou 3.694 postos de trabalho. Em contrapartida, a demanda nas agências só tem aumentado. Por isso, a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB cobrou da instituição financeira, durante a negociação da última sexta-feira (07/08), a ampliação imediata das contratações
Durante a reunião virtual, a CEEB apresentou a pesquisa feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que revela uma redução de 283 vagas apenas no segundo trimestre deste ano. Até o final de junho, o banco contava com 92.474 funcionários.
Além da queda da mão de obra, a empresa também fecha agências. Foram encerradas as atividades em 344 unidades e 17 postos de atendimento bancário, desde junho de 2019.
O BB não deu respostas sobre as demandas apresentadas pela Comissão. No entanto, sinalizou a intenção de renovar a cláusula 57 do acordo coletivo sobre a realização de mesas permanentes. Entre os temas de discussão teletrabalho, escritórios digitais, bancos incorporados e saúde.
>> BB lucra R$ 6,7 bi no semestre, mas postos de trabalho são cortados
Fonte: SEEB Bahia – 07/08/2020