Movimento sindical fez o banco garantir testes para bancários com sintomas da doença; lutas pela testagem em massa e combate ao assédio contra casos suspeitos continuam!
Na luta para proteger a saúde e os direitos dos bancários, durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o movimento sindical conseguiu garantir que o Santander faça a testagem de funcionários do banco. A medida foi definida em reunião virtual nesta terça, 4/8. Importante ressaltar que, caso algum gestor assedie trabalhadores, para que não seja feita comunicação em relação ao Covid-19, o caso tem que ser denunciado ao Sindicato!
Durante a reunião virtual, entre representantes dos bancários (Feeb-SP/MS) e do Santander, a superintendente de relações sindicais, Fabiana Ribeiro, junto com integrantes da área médica do banco, falou sobre a testagem. Bancários que apresentarem sintomas de coronavírus farão o chamado teste rápido. Os que tiverem resultado positivo farão o outro teste PCR.
O bancário / a bancária precisa avisar seu gestor se estiver com sintomas para o banco encaminhar a testagem. “O Sindicato dos Bancários de Santos e Região segue lutando, com o conjunto do movimento sindical, para que o Santander faça testagem em massa, em todos os empregados, independente dos sintomas. O uso da telemedicina foi um primeiro avanço, agora garantimos esse ciclo de testagens, mas o banco tem condições financeiras para testar todos os trabalhadores e trabalhadoras”, disse o secretário de Imprensa e Comunicação do Sindicato, Fabiano Couto, que representou a Baixada Santista na reunião virtual.
Assédio coloca saúde em risco
Fabiano ressaltou que os gestores das agências, e demais setores, não podem coibir os bancários e bancárias a informar o Santander caso tenham sintomas. “É uma postura absurda de alguns gestores e esses assédios têm que ser denunciados. Não vamos admitir esse tipo de prática que coloca a saúde pública em risco”.
Denúncias podem ser feita direto com os dirigentes sindicais ou pelo fale conosco do site. Outros canais de comunicação do Sindicato são o facebook, whatsapp, instagram , telegram e twitter. Fortaleça as lutas da categoria se sindicalizando.
Vicente de Carvalho
Durante a reunião, também foi pautado com o banco denúncias sobre suspeitas de casos de Covid-19 na Agência Vicente de Carvalho do Santander, em Guarujá. “O banco se comprometeu a entrar em contato com a agência para que sejam tomadas as medidas necessárias”, explicou Fabiano.
Fonte: Comunicação Seeb Santos e Região