O Sindicato é você!

O que é Sindicato?

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
O que é Sindicato?

o Sindicato é aquele que defende com justiça os trabalhadores. É uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidades comuns

 

A palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, “Sindicus” denominava o “procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação; no grego, ‘Syndikos” é aquele que defende a justiça.

Portanto, o Sindicato é aquele que defende com justiça os trabalhadores. É uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidades comuns.

O sindicalismo é o sistema de organização político-social dos trabalhadores. Como movimento social, não é estático está constantemente transformando-se e criando novas formas de organização e ação sempre em defesa dos trabalhadores.

Na sociedade atual, os sindicatos têm enfrentado novos e maiores desafios devido à emergência de ações para enfrentar os novos tipos de explorações colocadas para os trabalhadores, pelo sistema neoliberal, que transformou a economia e as instituições em verdadeiros carrascos sedentos de lucros incessantes. 

Entre suas atribuições estão:

. Serviços de assistência jurídica aos seus associados;

. Participar e representar os seus associados em processos legislativos de âmbito laboral e em processos de negociação salarial e em acordos ou convenções coletivas de trabalho.

. Representar e defender os interesses dos seus associados perante as autoridades administrativas, jurídicas e políticas;

Para isso, o Sindicato tem de ser forte e isso necessita de maior participação dos trabalhadores, tanto nas filiações como nas organizações das mobilizações e assembleias.

 

Você é o Sindicato. Sindicalize-se!

O fortalecimento da luta por melhores condições de trabalho, mais direitos e uma melhor remuneração da categoria bancária surge a partir de uma maior participação da base. Isto somente é possível com a sindicalização para manter viva a luta sindical, que é responsável pela maior parte dos direitos e conquistas dos trabalhadores.

O nosso sindicato participa com destaque nacional das principais lutas políticas sindicais desde 1933, quando foi fundado. Exemplos recentes dessas conquistas são os auxílios alimentação e refeição, o anuênio, os reajustes salariais acima da inflação, a jornada de seis horas, as portas giratórias e os equipamentos de segurança obrigatórios, a Participação nos Lucros e Resultados e etc. A maior parte conquistados com grandes greves, no final da década de 80.

À medida que passam os anos a luta sindical torna-se mais árdua contra os banqueiros e os governos. Os trabalhadores devem lutar constantemente para manter seus direitos, que os patrões tentam extinguir sempre. Para tanto, os bancários devem se unir e retomar o crescimento e fortalecimento de seu sindicato, através da sindicalização.

 

O que o Sindicato oferece?

Os associados dispõem de atendimentos jurídicos nas áreas cível, trabalhista, previdenciária e criminal; odontológico, convênios, quadra de esportes, locais para festas, barraca de praia, colônia de férias, uma sede nova totalmente informatizada e toda uma programação que incluem torneios de futebol soçaite, coral, aulas de violão e teatro gratuitas; bar cultural, palestras, poliesportivo com piscina e churrasqueira.

O principal foco de todo o sindicato são os trabalhadores que representa. O sindicato só existe por causa dos trabalhadores. É preciso entender que, fortalecendo o sindicato, estamos fortalecendo a nós mesmos!!! Você sabia que o bancário ao aposentar-se fica isento da mensalidade sindical e continua com os mesmos direitos?

 

Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome

Escrito por: Gustavo Mesquita
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias
Atualizado em: 14 de agosto de 2017

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!