Cruzes, velas acesas, caixão e cartazes foram colocados na praia do Gonzaga, em Santos simbolizando o enterro das carreiras políticas dos deputados federais que votaram a favor da reforma trabalhista
As centrais sindicais regionais realizaram protesto, dia 11, às 19h, na Pça. das Bandeiras, em Santos/SP, fincando velas e cruzes com os nomes dos 296 deputados federais, que votaram a favor da reforma trabalhista, na praia do Gonzaga. Além disso, um caixão ficou em exposição com os nomes e fotos dos deputados Beto Mansur (PRB), João Paulo Tavares Papa (PSDB) e Marcelo Squassoni (PRB), que têm base eleitoral na Baixada Santista. Os manifestantes promoveram um “enterro” simbólico da carreira política dos três.
“Esta manifestação simboliza o enterro das carreiras políticas destes deputados eleitos pela população da Baixada, assim como os outros de diferentes estados e regiões que votaram a favor da reforma trabalhista que retira direitos da classe trabalhadora e vai gerar mais miséria e desemprego. Estes defuntos não voltam mais ao Congresso”, afirma Ricardo Saraiva Big, secretário de Relações Internacionais da Intersindical Central da Classe Trabalhadora e secretário geral do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
Outro grande ponto ressaltado foi à unidade de todas as centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais, estudantes, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), OAB demonstrando a insatisfação contra as reformas trabalhista e previdenciária do governo golpista de Temer e do Congresso corrupto. Desde segunda-feira (8), vários sindicatos pregaram cartazes em postes com as fotos dos parlamentares e a frase “você tinha direitos trabalhistas, até estes deputados da região tomarem de você”.
Uma grande caravana está sendo organizada para sair da Baixada Santista e ocupar Brasília dia 24/5.
Fonte: SEEB Santos
Escrito por: Gustavo Mesquita