fbpx
Início Notícias Itaú Bancários denunciam aumento extorsivo em plano de saúde
Itaú

Bancários denunciam aumento extorsivo em plano de saúde

15 de maio de 2017

Reajuste foi decidido sem debate com trabalhadores; Movimento Sindical cobra que banco retome negociações sobre o convênio.

O reajuste nos planos de saúde para funcionários do Itaú a partir de maio deste ano, anunciado pelo banco, deixou os trabalhadores indignandos. O aumento foi decidido sem qualquer debate com os beneficiários e sem a transparência necessária sobre os custos, o que tem revoltado os empregados da instituição financeira.

O banco informou que os planos serão reajustados em 16,44% para os titulares e 21,99% para os dependentes. E alega que os reajustes são necessários por conta da inflação e dos custos crescentes, mas não há qualquer debate transparente sobre o assunto. Desde 2011, o movimento sindical cobra do Itaú uma negociação clara, mas a instituição financeira se recusa a assinar um acordo neste sentido.

O plano, que anteriormente era autogerido pelos trabalhadores, agora fica nas mãos da Porto Seguro, que não repassa informações precisas e nem oferece abertura para que sejam debatidos e resolvidos eventuais problemas.

Também são muitas as reclamações sobre a burocracia para a liberação de procedimentos de alta complexidade, cirurgias de urgência e suas intercorrências, como anestesistas, por exemplo.

Unilateral
Durante o último processo de negociação com o banco sobre o tema, eles apresentaram o novo modelo de plano para os novos funcionários por faixa etária, sem debater com os trabalhadores. Eles anunciaram em seguida que estava proibida a inclusão de agregados no plano.

O Itaú também tem discriminado quem se aposenta, aumentando os valores das mensalidades, forçando que o beneficiado tenha de procurar a Justiça para dar continuidade a tratamentos que já estavam sendo realizados.

Questionamos o Itaú a respeito e eles nos disseram que o reajuste não atingiu a maioria dos bancários, somente os que pagavam o teto mensal. Ainda assim não é justo, visto que os salários aumentaram em 8% em setembro e agora sofrem esta perda com um reajuste de mais de 16%.

O movimento sindical reivindica que o processo de negociação seja retomado, e que os trabalhadores não sejam apenas ‘informados’ sobre as alterações, o que é considerado um descaso para com os funcionários.

# Itaú descumpre acordo e aumenta metas de atendimento

Crédito: Fabiano M. Couto
Fonte: SEEB SP

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco