Instituição financeira anunciou o encerramento de atividade de cerca de 400 unidades no País em 2016.
O Banco do Brasil foi o mais reclamado por clientes de grandes instituições financeiras no primeiro trimestre no país, informou nesta sexta-feira o Banco Central.
O fato acontece após o BB ter anunciado no fim de 2016 o fechamento de cerca de 400 agências no país e a conversão de outras quase 400 em postos de atendimento, dentro de um plano agressivo de corte de custos para recuperar a rentabilidade.
O índice é obtido pela divisão do número de reclamações em relação ao número de clientes, multiplicado por 1 milhão. Por essa métrica, o BB teve índice 25,84, ou 1.536 reclamações consideradas procedentes de janeiro a março.
As reclamações mais frequentes contra o banco foram débito em conta não autorizado pelo cliente, oferta ou prestação de informação de produtos e serviços de forma inadequada.
Logo atrás do BB ficou o Bradesco, com índice 25,82, seguido pela Caixa Econômica Federal, com 24,61. Santander Brasil ficou em quarto, com 21,87. O Itaú Unibanco, maior banco privado do país, ficou na quinta posição em reclamações, com índice de 18,66.
Essa é a primeira vez que o BC divulga o ranking com base trimestral. Até junho do ano passado, a pesquisa era mensal. Depois passou a ser bimestral.
Em nota, o BB afirmou que aproveita as manifestações de clientes e usuários para melhorar o atendimento e que já implementou medidas para que possa retornar ao nível histórico no ranking, fora dos quatro primeiros colocados.
O BC também anunciou que passará a divulgar um ranking só para financeiras, que será semestral.
Crédito: Fernando Diegues
Fonte: Reuters