As garantias valem, para os bancários e bancárias, independente dos cargos e funções desempenhados
O Sindicato dos Bancários de Santos e Região, por meio do departamento jurídico, tem garantido na justiça a preservação do direito à cobrança de horas extras da categoria. A proteção, válida a partir de 27 de outubro de 2011, defende bancários e bancárias de um dos danos da recém-sancionada “Reforma” Trabalhista: a extinção do protesto de interrupção da prescrição.
A garantia para os bancários da Baixada Santista é resultado de ações coletivas de protesto para interrupção de prescrição em relação à 7ª e 8ª horas e acima da 8ª hora. Elas foram ajuizadas pelo sindicato por banco, em 27 de outubro do ano passado, e tem efeito retroativo de 5 anos (27/10/2011).
As ações valem, para os bancários e bancárias, independente dos cargos e funções desempenhados e do enquadramento no artigo 224 da CLT (que estabelece a duração normal de horário de trabalho e trata também dos cargos de confiança). As medidas incluem ainda a preservação do direito de cobrança das horas extras pela sonegação do intervalo intrajornada de 1 hora para refeição e descanso, previsto no artigo 71 da CLT.
Preencha a pesquisa Bancári@s da Baixada Santista (leva no máximo 3 minutos)
Sempre na luta
“A reforma trabalhista, aprovada pela maioria do Congresso e sancionada pelo ilegítimo Temer, é apenas um dos diversos ataques contra a classe trabalhadora. Seguiremos lutando e articulando mobilizações para combater as tentativas de retirada de direitos”, afirma a presidente do Sindicato, Eneida Koury.
Para fortalecer essas e as demais atuações, sempre em defesa da categoria, é fundamental que os bancários se sindicalizem. A ficha de sindicalização pode ser acessada pelo site ou com os diretores do Sindicato.
O departamento jurídico, que é representado por escritório de advocacia especializado em bancários e de renome nacional, atende na sede do Sindicato dos Bancários, que fica na Avenida Washington Luiz, 140, Encruzilhada, Santos. Agendamentos e outras informações por meio do telefone 3202-1670.
Fonte: Imprensa Seeb Santos e Região