Agenda

Informações sobre as reuniões do coletivo de mulheres que tem como finalidade discutir as questões específicas, em momentos de formação e que contribua com a organização das mulheres. Na agenda feminista apresentamos as datas nacionais e internacionais importantes na luta pela igualdade de gênero. 

• 24 de Fevereiro - Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil
No Código Eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de Fevereiro de 1932, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.

Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação de República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania.

Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.

Foram muitas as mulheres que lutaram pela conquista do direito ao voto feminino; Julia Barbosa, Bertha Lutz, Leolinda Daltro, Celina Vianna, Nathércia da Cunha Silveira, Antonietta de Barros, Almerinda Gama, Jerônima Mesquita, Maria Luisa Bittencourt, Alzira Teixeira Soriano, Carlota Pereira de Queiroz, Josefina Álvares de Azevedo, Carmen Portinho, Elvira Komel, Amélia Bevilacqua, Isabel de Souza Matos e diversas outras mulheres que participaram de tão importante conquista.


• 8 de Março - Dia Internacional de Luta da Mulher
O Dia Internacional da Mulher surgiu para homenagear 129 mulheres queimadas vivas em uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, em 8 de Março de 1857, por reivindicarem um salário justo e a redução da jornada de trabalho.
A repressão ao protesto foi absolutamente desproporcional. A polícia acabou por trancar as portas da fábrica e a colocar fogo no imóvel, o que veio a custar a vida das 129 mulheres No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás, origem da cor do movimento pelos direitos da mulher em todo o mundo.

A Mulher Bancária

A categoria bancária é uma em que a presença feminina é maior. Portanto, sua importância é impar e seu envolvimento nas lutas sindicais por melhores salários e condições de trabalho é muito importante. As bancárias devem ter consciência de que são um dos maiores pilares de toda a luta da categoria, como já foi demonstrado em várias mobilizações e greves. Vamos todas lutar juntas por melhores condições devida, mais benefícios e direitos!!!


• 21 de Março – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Em 1976, a ONU escolhe o dia 21 de Março como o Dia Internacional pela discriminação Racial, para lembrar os 60 negras e negros mortos e as centenas de feridos na cidade de Shapeville, África do Sul, em 21 de Março de 1960. Estas pessoas foram vítimas da intransigência e do preconceito racial quando pacificamente realizavam uma manifestação de protesto contra o uso de “passes” para os negros poderem circular áreas “brancas” da cidade.


• 28 de Abril - Dia Mundial para a Saúde e Segurança do Trabalhador
Em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.


• 30 de Abril – Dia Nacional da Mulher
Durante a ditadura militar no Brasil, 1964-1984, foi proibida a comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março; por esta razão, instituiu-se o 30 de Abril como Dia Nacional da Mulher, para desta forma, escapar da proibição.


• 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído com o propósito de congregar a sociedade civil, a mídia e o governo para o enfrentamento deste grave problema brasileiro.

A data escolhida é a morte de Araceli, a menina de oito anos, violentada e morta de forma hedionda em meio a uma orgia sexual gerada a drogas, no estado do Espírito Santo. Apesar de identificados, os culpados por sua morte nunca foram punidos em função do alto poder aquisitivo de suas famílias.


• 28 de Maio - Dia Internacional de Luta da Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna
O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher foi tirado em uma reunião da Rede Mundial de Mulheres, na Costa Rica, em Maio de 1987.

Em 1988, o governo brasileiro determinou este mesmo dia como a data nacional para combate à morte materna, instituindo a comemoração neste mesmo 28 de Maio, do Dia Nacional de Redução da Morte Materna. 

• 25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

• 29 de Agosto - Dia da Visibilidade Lésbica no Brasil
Em 29 de Agosto de 1966, aconteceu o I Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE) onde, pela primeira vez, no Brasil, reuniram-se mais de cem mulheres lésbicas para discutir e rever os seus direitos e conceitos. Esta foi a razão que motivou a escolha da data de 29 de Agosto como a alusão a este marcante encontro, que possibilitou a abertura de um fórum oficial de discussões e que conferiu mais visibilidade às questões ligadas as mulheres lésbicas.


• 28 de Setembro – Dia pela Despenalização do Aborto na América Latina e no Caribe de Luta da Mulher


• 10 de Outubro – Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher


• 17 de Outubro – Dia de Luta Contra a Pobreza


• 25 de Outubro – Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher


• 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
A data foi escolhida para homenagear Zumbi dos Palmares, mas, de qualquer forma, a escolha da data é uma homenagem ao maior líder e ícone da resistência negra no Brasil.


• 25 de Novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher 
Em 1981, durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em Bogotá, na Colômbia, o dia 25 de Novembro foi designado como Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher, em homenagem a três irmãs, ativistas políticas; Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal. Elas foram brutalmente assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo, na República Dominicana.

A ONU reconhece a data em Março de 1999, alterando discretamente seu nome para Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. O reconhecimento desta data pode ser considerado uma grande vitória do movimento de mulheres da América Latina.


• 1º de Dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS 
A data foi criada em Londres, por ocasião do Encontro Mundial de Ministros de Saúde, em 1988, do qual 140 países participaram.

A data foi criada com o objetivo a mobilização dos governos, da sociedade civil e demais segmentos no sentido de incentivar a solidariedade e a reflexão sobre as formas de combater a epidemia e o preconceito com os portadores do HIV.


• 10 de Dezembro – Dia Mundial dos Direitos Humanos

Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Mulheres

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!