Lucros Avassaladores

Santander, os Bancários brasileiros exigem respeito e valorização!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Santander, os Bancários brasileiros exigem respeito e valorização!Fabiano M. Couto

Ao mesmo tempo em que vê seu lucro aumentar 10,8% em um ano, banco espanhol investe em demissões e rebaixamento das notas; Bancários exigem respeito àqueles que representam 21% do resultado mundial da instituição.

Leia Também: Gestores do Santander continuam usando whatsapp para assediar Bancários

Em 2016 a filial brasileira do Santander voltou a representar a maior fatia do lucro global do banco espanhol. A instituição alcançou R$ 7,3 bilhões no ano passado, crescimento de 10,8% em relação a 2015, resultado que representa 21% do total lucrado pelo conglomerado no mundo.

Mas ao invés de reconhecer o esforço dos seus trabalhadores brasileiros por meio de aumentos salariais; expansão dos postos de trabalho; promoções; melhor PLR, PPRS e bônus; o Santander vem promovendo uma política desvalorização por meio de demissões – inclusive aos que entregaram mais que o dobro das metas – e rebaixamento de notas.

Tudo isso abala psicologicamente os trabalhadores que perderam noites de sono, finais de semana, deixaram de estar com a família, para se entregar às metas.

Só no ano passado, o Santander eliminou 2.770 vagas de trabalho. Além disso, está reduzindo as notas dos funcionários elegíveis a bônus. As queixas de bancários ao Movimento Sindical são muitas, principalmente na matriz brasileira, conhecida como Torre.

Leia Mais: Santander quer detonar saúde dos funcionários

Eles denunciam que as notas com decimais acima de 0,76 deveriam ter arredondamento para cima, mas o que vem ocorrendo é a redução para baixo. Por exemplo, até quem tirou 2,95 teve a nota rebaixada para 2, e quem deveria tirar 5 ficou com 4, recebendo como resposta dos gestores que essa é uma regra geral, e que a determinação é que alguém tem que ter nota 1, mesmo se este entregou 100% de sua meta.

Questionado a respeito das denúncias, o Santander não respondeu.

Alguns gestores estão desconfortáveis com essa política de aplicar nota 1 e não a estão acatando por considerarem nociva ao andamento e qualidade do trabalho feito pela equipe.

Como esperar o melhor do funcionário se o próprio banco não reconhece seu esforço? Será que a gestão do Santander não percebe que está provocando desmotivação, adoecimento e indignação? Tantos funcionários qualificados e sempre buscando se aperfeiçoar, se doando, construindo uma instituição mais sólida, e a gestão deste banco não percebe que pode perder um grande capital humano para os concorrentes?

Esta política de rebaixamento indica que nota 2 é satisfatória, mesmo essa sendo a nota para quem não entregou 100% das metas. Então, para o melhor banco para se trabalhar, não entregar as metas também é bom?

Leia Também: Depois da cobrança, PLR no Santander será paga dia 20

O Movimento Sindical cobra mais respeito aos funcionários, mais ética e transparência em seus DPOs, e que haja correção das notas de todos, independentemente de haver bônus.

Os bancários brasileiros são responsáveis por mais de 20% do lucro total do banco espanhol e exigem que o Santander reconheça esse esforço. Estão cansados de serem tratados como trabalhadores de segunda classe e exigem as mesmas garantias que os funcionários da matriz, que tiveram seus empregados assegurados mesmo durante o pior momento da crise que atingiu a Espanha.

Fonte: SEEB SP
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!