“Nenhum direito a menos. Lutar defender e garantir”

Encontro de Bancários de Bancos Privados: Bancários do Itaú aprovam Moção Contra a Reforma Trabalhista

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Encontro de Bancários de Bancos Privados: Bancários do Itaú aprovam Moção Contra a Reforma TrabalhistaJaílton Garcia

Funcionários apresentaram novas propostas e definiram ações estratégicas para próximas negociações.

Os grupos de trabalho dos funcionários do Banco Itaú-Unibanco finalizaram, na manhã da última quinta-feira (8), os debates, realizados durante o Encontro Nacional dos Funcionários dos Bancos Privados. A reunião aconteceu em São Paulo, e apresentou o relatório final com novas propostas dos trabalhadores sobre emprego, saúde, condições de trabalho e os impactos das novas tecnologias.

 

Os participantes do grupo de trabalho (GT) de novas tecnologias apresentaram novas propostas com relação as agências digitais. Eles reivindicaram o livre acesso nacional dos dirigentes sindicais; a revisão das metas nas agências, que tiveram os seus clientes migrados para agências digitais; a pontuação para funcionários das agências físicas de lotação dos clientes; e a obtenção do perfil do banco e dos bancários para que seja possível avançar nas negociações nacionais vigentes.

 

O GT de Tecnologia também cobrou a autorização pelo cliente sobre as transferências de contas para a plataforma digital, não mais com migração automática, e o acesso aos trabalhadores das agências digitais nas campanhas de sindicalização e reuniões com os trabalhadores nos locais de trabalho.

 

A estratégia do grupo visa denunciar a falta de acesso dos dirigentes a esses locais e pretende mobilizar os trabalhadores em geral com forte atuação no Fórum e em diversos setores da sociedade em prol de igualdade de oportunidades e contra o fechamento de agências.

 

Essas discussões ainda precisam avançar muito em relação ao assunto. Muitas propostas surgem, mas ainda não é possível barrar as novas tecnologias. É necessário mais organização dos trabalhadores do Itaú.

 

O GT de Saúde e Condições de Trabalho já se reúne mensalmente para debater os assuntos que envolvem a qualidade de vida do trabalhador e muitas das propostas já estão em andamento e em negociações com o banco. Foram discutidos problemas como: a nova reestruturação do afastamento do trabalhador e a clausula 69, que já houve avanço com o banco.

 

O debate do grupo de trabalho de emprego foi focado nas ações e apresentou propostas desafiadoras. Foi discutida uma maior mobilização dos trabalhadores. Muito do que foi debatido já está na minuta e outras já estão sendo negociadas. O grupo ficou focado em como organizar a luta em defesa dos empregos.

 

Os participantes decidiram fazer uma mobilização de trabalhadores em geral com atuação em diversos setores da sociedade. Ficou acertado de fazer a divulgação com panfletagens, palestras em Câmaras Municipais, passeatas e criação de um jornal específico para clientes e funcionários Itaú. Até o dia 20 de junho é o período de preparação e mobilização permanente nas bases para a greve geral de 30 de junho.

 

Moção Contra a Reforma Trabalhista

No encontro foi apresentada e aprovada uma Moção Contra a Reforma Trabalhista. O pedido é de repúdio ao desmonte do escopo jurídico, conquistado durante muitos anos pela classe trabalhadora, que dá a proteção necessária à relação de trabalho e garantia contra a exploração desenfreada da mão-de-obra. O objetivo é entregar essa moção em todas as prefeituras, Câmaras, pois esses representantes tem o poder de contato mais direto com a população.

 

>> Defenda-se das barbaridades cometidas pelo Itaú, clique aqui e filie-se ao Sindicato!

 

# Conquistas do Sindicato para os Bancários e Bancárias nos últimos 84 anos

Fonte: contraf
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!