#SeLiga

Cuidado: o Itaú monitora você para demitir

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Cuidado: o Itaú monitora você para demitir

Banco usa sistema de monitoramento por câmeras e funcionários do Compliance para encontrar erros no registro de ponto eletrônico e embasar dispensas; bancário deve tomar cuidado com anotações no sistema.

O Itaú inventou uma nova desculpa para justificar demissões injustificáveis: fraude no ponto eletrônico. O movimento sindical recebeu a denúncia sobre duas bancárias de uma mesma agência que foram dispensadas por permanecerem no local de trabalho após registrarem a saída no ponto eletrônico.

Elas argumentam que continuaram dentro da unidade por causa da chuva que caía. Além disso, naquele momento, ainda segundo as bancárias, foram interpeladas pelo gestor e um funcionário do Compliance – setor responsável por inspecionar o cumprimento das normas e diretrizes impostas pela empresa.  

“Se virem as filmagens, verão tudo isso”, afirma uma das bancárias. “Não temos advertência ou feedback negativo, nem histórico de erro de ponto, sempre me mantive dentro da performance que o banco pede. É só pedir o levantamento.”

Questionado, o banco alega que as funcionárias registraram o ponto e continuaram a trabalhar, ferindo as regras.

Big Brother
Denúncias apontam que o Itaú está monitorando os locais de trabalho, por meio de câmeras e de funcionários da Dirco (Diretoria de Compliance), sendo esses os responsáveis por recomendar demissões.

Nos departamentos não é diferente. Existem denúncias de que problemas no sistema em algumas áreas impedem os trabalhadores de se registrar no ponto, gerando advertências. Os bancários não podem ser culpados por erros no sistema.

No caso das funcionárias da agência, o banco sequer deu uma advertência antes de demiti-las. Representantes dos trabalhadores cobraram do Itaú mudança de postura em relação aos acontecimentos e orientam os trabalhadores a tomarem muito cuidado com o registro eletrônico para evitar que sejam submetidos à mesma situação.

Qualquer problema em agências da Baixada Santista deve ser denunciado para os diretores do Sindicato, por meio do fale conosco do sitewww.santosbancarios.com.br, do facebook ou whatsapp do Sindicato(13) 9 9209 2964

Fonte: Com informações SEEB SP
Postado por Fabiano Couto em Notícias
Atualizado em: 28 de junho de 2016

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!