Justiça

Caixa é condenada a pagar 7ª e 8ª horas de tesoureiros da Baixada Santista

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Caixa é condenada a pagar 7ª e 8ª horas de tesoureiros da Baixada Santista

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região conseguiu mais uma vitória na defesa dos trabalhadores da Baixada Santista. A Justiça do Trabalho condenou a Caixa Econômica Federal a pagar as 7ª e 8ª horas como horas extras e restabelecer a jornada de trabalho de 6 horas diárias para os tesoureiros do banco, sem redução salarial. 

A ação civil coletiva, referente às 7ª e 8ª horas dos tesoureiros da Caixa, foi ajuizada pelo Departamento Jurídico do Sindicato pleiteando o retorno da jornada semanal de 30 horas (6h por dia), horas extras e reflexos. A tese defendida pelo Sindicato é a de que os tesoureiros da Caixa não desempenham "cargo de confiança".

Na sentença foi destacada a mudança de posição do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 2003, sobre a questão. De acordo com o juiz, “o TST alterou o seu entendimento anterior, passando a considerar como devidas as horas extras ao tesoureiro, pois a ocupação deste cargo não o enquadraria em cargo de confiança”.

A condenação determina o pagamento aos que “se ativam nas funções de tesoureiros (Tesoureiro Executivo,Tesoureiro de Retaguarda, Técnico de Operações de Retaguarda)” das “7ª e 8ª horas diárias como horas extras, com adicional de 50%, pelo período imprescrito, incluindo parcelas vencidas e vincendas, com reflexos legais e normativos sobre 13º salário, férias + 1/3, DSRs e feriados e FGTS, atentando-se à evolução salarial, à integralidade salarial como base de cálculo, aos períodos de efetivo labor e ao divisor de 180 horas mensais”.

 

Sindicalização

“Para que a categoria seja cada vez mais combativa na garantia e ampliação de seus direitos, é fundamental estar unida ao sindicato e torná-lo ainda mais forte, por meio da sindicalização”, ressaltou a presidente do Sindicato, Eneida Koury.

Curta nossa fanpage e fique por dentro das novidades da categoria

O corpo jurídico trabalhista do Sindicato atende os(as) bancários(as) de 2ª a 5ª feira, das 9h às 18h, a manhã é reservada para homologações e à tarde acontecem as consultas. Já na 6ª feira, das 9h às 12h, é reservada para homologações, à tarde não há atendimento, por conta de reunião organizacional semanal.  Nas áreas cível e criminal o atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h. Outras informações pelo telefone 3202-1670.

Cadastre-se no whatsapp do Sindicato dos Bancários

Fonte: Imprensa Seeb Santos e Região
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias
Atualizado em: 05 de agosto de 2016

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!